Em Maringá, no Noroeste do estado, de janeiro até agora foram confirmados 30 casos de dengue, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda 132 casos suspeitos. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), no entanto, só contabiliza oficialmente nove casos na cidade. Os locais mais atingidos são as áreas do Mandacaru, Região Norte, e da Vila Operária, Sul da cidade, ambas com seis casos confirmados.
De acordo com o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, somente na Unidade Básica do Mandacaru, a cada dia são registrados de 12 a 15 casos suspeitos. Ele diz que as autoridades estão em estado de alerta. Todos os dias os agentes estão nas ruas e quatro veículos fumacê circulam pelos bairros. "Frear a proliferação do mosquito é prioridade. Cada cidadão tem de assumir a sua responsabilidade, porque a dengue precisa ser combatida todos os dias", ressalta.
O secretário explica que a cada confirmação é feito um bloqueio em um raio de 300 metros em torno da casa onde está a pessoa doente. A medida é para eliminar focos do mosquito para evitar novos casos. As equipes de saúde também visitam empresas, ferros-velhos, borracharias e locais propícios à proliferação do mosquito transmissor.
No ano passado, Maringá registrou 96 casos da doença. Nos dois primeiros meses do ano, foram apenas seis. O aumento das ocorrências é conseqüência do calor e da alta taxa de umidade, de acordo com as autoridades sanitárias. Este ano choveu pelo menos cinco vezes mais do que a média registrada em janeiro de 2006.
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora