Quinze delegacias de Curitiba serão avaliadas por equipes da comunidade a partir desta quarta-feira (24). O objetivo é analisar como a polícia trata o cidadão. A pesquisa é uma iniciativa da Altus organização internacional sediada na Holanda e que desenvolve projetos nas áreas de segurança pública e justiça criminal. O levantamento será realizado em mais sete capitais brasileiras e em outros 25 países.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o pesquisador Pedro Bodê, do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná, disse que quem vai visitar as delegacias são cidadãos comuns. Os grupos são formados por um subcoordenador psicólogos, advogados ou sociólogos e, em média, mais quatro pessoas da comunidade.
Serão avaliados quesitos como orientação à comunidade, condições de detenção e de infra-estrutura e tratamento igualitário do público. Os pesquisadores vão conversar com quem está sendo atendido e também com os policiais. Serão elaborados e divulgados, três relatórios (um internacional, um nacional e um local), com notas somente para as boas práticas aplicadas.
A pesquisa também foi realizada no ano passado. Os resultados completos da semana de visitas de 2006 podem ser consultados no site www.altus.org