Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Quinze delegacias passam por avaliação da comunidade

Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas (Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

Quinze delegacias de Curitiba serão avaliadas por equipes da comunidade a partir desta quarta-feira (24). O objetivo é analisar como a polícia trata o cidadão. A pesquisa é uma iniciativa da Altus – organização internacional sediada na Holanda e que desenvolve projetos nas áreas de segurança pública e justiça criminal. O levantamento será realizado em mais sete capitais brasileiras e em outros 25 países.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o pesquisador Pedro Bodê, do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná, disse que quem vai visitar as delegacias são cidadãos comuns. Os grupos são formados por um subcoordenador – psicólogos, advogados ou sociólogos – e, em média, mais quatro pessoas da comunidade.

Serão avaliados quesitos como orientação à comunidade, condições de detenção e de infra-estrutura e tratamento igualitário do público. Os pesquisadores vão conversar com quem está sendo atendido e também com os policiais. Serão elaborados e divulgados, três relatórios (um internacional, um nacional e um local), com notas somente para as boas práticas aplicadas.

A pesquisa também foi realizada no ano passado. Os resultados completos da semana de visitas de 2006 podem ser consultados no site www.altus.org

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.