Uma carga de quinze toneladas de explosivos foi encontrada na manhã desta terça-feira (1º) na BR-116, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (RMC). O material estava em um depósito instalado dentro de uma chácara da região.
De acordo com o chefe do núcleo de operações especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Marcelo Cidade, o local estava sendo investigado pelas autoridades havia duas semanas. Por volta das 10h40 desta segunda, os policiais entraram no depósito. "O local é improvisado e totalmente inadequado. Não há nenhuma ventilação", diz Cidade. Segundo o inspetor, uma eventual explosão poderia atingir um raio de 500 metros. "O risco era muito grande, pois diversas casas de região e a rodovia poderiam ser atingidas", afirma.
A PRF informou que os explosivos pertencem a uma empresa que trabalha com a explosão de rochas. "A empresa é legalizada, mas o problema foi a forma como eles guardaram o material", explica Cidade.
O proprietário da carga e o dono da chácara onde estavam os explosivos foram presos e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Campina Grande do Sul. Eles vão responder pelo armazenamento ilegal do material e estão sujeitos a uma pena que varia de três a seis anos de reclusão.