A Sanepar iniciou nesta sexta-feira o racionamento de água no município de Medianeira, região Oeste do Paraná. A cidade foi dividida em quatro setores e cada um vai ficar sem água por um dia inteiro.

CARREGANDO :)

O racionamento, segundo reportagem do Paraná TV, não é conseqüência apenas da seca: a destruição da mata nativa nas margens dos rios causa a evaporação rápida e seca a água que deveria abastecer as represas.

Para garantir o abastecimento em escolas públicas, creches, postos de saúde e hospitais do município, a Sanepar deve usar um caminhão-pipa.

Publicidade

A situação também é crítica em cinco outras cidades, que na semana que vem, deve ser incluídos no corte do abastecimento. Ainda segundo a reportagem do Paraná TV, se não chover nos próximos dias e se o consumo não diminuir, o racionamento vai ser implantado nos municípios Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, Coronel Vivida, Clevelândia e Palmas - todos na região de Pato Branco, Sudoeste do estado.

Em Cascavel, no Oeste, a situação é delicada. Na cidade a área rural depende da água levada por caminhões-pipa – e o problema está bem próximo de chegar a áreas urbanas.Veja em vídeo a mudança da rotina dos moradores de Medianeira e o esforço dos consumidores da área rural de Cascavel para conseguir água.

Leia também:

Sanepar depende da bolsa para suspender tarifa mínimaNovo ciclo de racionamento começa nesta sexta-feira e atinge 210 mil pessoasSaiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias

Dicas para economizar água

Publicidade

Interatividade:

A partir de sexta-feira (4), diversos bairros de Curitiba e região terão seus registros fechados durante 26 horas. Você concorda com o sistema de racionamento da Sanepar. Dê sua opinião