O radar instalado no quilômetro 594 da BR-376, no Contorno Sul, na altura da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), está dando o que falar nas redes sociais. Motoristas que passam pelo trecho reclamam que o equipamento está desregulado, pois, às vezes, marca no visor uma numeração que não corresponde à velocidade em que os veículos passam. As informações são da Tribuna do Paraná.
Na última semana, a Tribuna esteve três vezes no local para acompanhar a situação. Nas segunda-feira (5) e terça-feira (6), o equipamento apresentou os problemas denunciados.
Em alguns momentos, o aparelho registrou velocidades próximas a 100 quilômetros por hora (km/h), mesmo quando os veículos trafegavam visivelmente em baixa velocidade. No trecho, o limite é de 60 km/h. Várias vezes, com a passagem de automóveis e caminhões em diferentes velocidades, aparecia a marca de 92 km/h.
Já na sexta-feira (9), o radar estava aparentemente normal, exibindo a velocidade compatível com a praticada pelos motoristas.
Multa normal
Consultado pela Tribuna, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela manutenção dos radares no Contorno Sul, explicou que o equipamento continua registrando as velocidades normais, apesar do problema.
Ou seja, embora mostre uma numeração superior ou inferior à velocidade do momento, internamente os radares conseguem marcar a velocidade correta. Isso significa que o equipamento funciona normalmente e a velocidade válida para efeitos de multa será a que o radar registrar internamente até que seja feita a manutenção.
Segundo o órgão, problemas na marcação ocorrem, por exemplo, quando uma descarga elétrica atinge os equipamentos.
Por isso, a dica do DNIT é que os motoristas sigam as sinalizações e mantenham a velocidade compatível com a apontada pelas placas. Caso o motorista seja multado e entenda que foi prejudicado por uma falha na marcação, com a multa em mãos é possível recorrer da infração. No verso da notificação consta o endereço para encaminhamento da documentação para abertura do processo de defesa.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião