Com novos radares instalados na semana passada em Curitiba, a média diária de infrações registradas por equipamento aumentou oito vezes. Em sete dias, os 14 aparelhos flagraram 15 mil motoristas acima da velocidade permitida. Cada radar emitiu, em média, 153 multas diariamente. No início de fevereiro, quando estavam em funcionamento 110 equipamentos de fiscalização na cidade, foram aplicadas 2 mil multas diárias média de 18 por radar.
Segundo a diretora de trânsito da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Rosangela Battistella, o aumento no número de flagrantes registrados é normal nos primeiros dias. "Alguns radares mudaram de lugar e é comum que, sem saber onde estão os equipamentos, os motoristas desrespeitem os limites de velocidade", afirma. A primeira leva de novos radares entrou em funcionamento no dia 8. Outros 10 radares começaram a operar a zero hora de ontem, elevando para 24 o número de equipamentos de fiscalização eletrônica em funcionamento na cidade.
Dos novos equipamentos, cinco flagram, além de excesso de velocidade, paradas de veículos sobre a faixa de pedestres, avanços de sinal vermelho e conversões proibidas. As novas funções, segundo Rosângela, porém, ainda estão em fase de teste. Por isso, por enquanto, os 24 equipamentos em funcionamento na cidade estão multado apenas o excesso de velocidade.
De acordo com Rosângela, os testes são necessários para realizar ajustes e determinar o tempo limite para que o motorista possa cruzar a via sem ser multado. "É preciso definir o tempo de retardo do equipamento, que deve ser de dois a três segundos depois de o sinal ficar vermelho, para que o radar registre a infração", explica.
Troca
De acordo com a Urbs, todos os antigos radares foram desligados no dia 2 abril, em função do fim do contrato anterior com a empresa que gerencia os equipamentos na cidade. Os novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999. A previsão é de que até o fim de junho 140 novos radares estejam operando em Curitiba.
Dos novos equipamentos, 69 unidades serão instalados em novos locais e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos. Como os antigos radares ainda não foram removidos, o motorista pode encontrar, em alguns pontos, equipamentos próximos um do outro. No entanto, a Urbs ressalta que apenas os novos equipamentos estão emitindo multa.
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