Controle
Veja a lista dos 14 radares que estão funcionando em Curitiba:
Radares com registro de velocidade, avanço de sinal, conversão proibida e parada na faixa
> Avenida Brasília, 4.425 nas proximidades do cruzamento com a Rua João Cubas.
> Rua Eduardo Carlos Pereira no cruzamento com a Rua Georgi Dyoub Wassouf.
Radares com registro de velocidade
> Avenida Sete de Setembro, 1.610 entre as ruas Ubaldino do Amaral e José de Alencar.
> Rua Desembargador Westphalen, 3.483 entre as ruas Eugênio Parolin e Antônio Parolin Júnior.
> Rua Francisco Ferreira de Souza, 2.191 entre as ruas Evaristo da Veiga e Cleto da Silva.
> Avenida Getúlio Vargas, 4.369 entre ruas Wenceslau Glaser e Coronel Hoche Pedra Pires.
> Rua Ivo Zanlorenzi, 2.715 entre as ruas Luiza Mazetto Baggio e Francisco Juglair.
> Rua Ivo Zanlorenzi, 1.250 entre a Rua Paulo Gorski e a ponte do Rio Barigui.
> Avenida Manoel Ribas sentido centro/bairro - próximo ao Portal de Santa Felicidade.
> Avenida Manoel Ribas sentido centro/bairro (na ponte) entre as ruas Angelo Domingos Durigan e Constantino Falcão.
> Avenida Manoel Ribas sentido bairro/centro (na altura do Restaurante Castelo Trevizzo) entre as ruas Zilia Quadri Mehry e Angelo Trevisan.
> Rua Nicarágua, 2.015 entre as ruas Aviador Cícero Marques e Marechal Trompowski.
> Rua Nicarágua, 888 entre as ruas Gago Coutinho e Vereador Constante Pinto.
> Rua Ubaldino do Amaral, 1.444 sentido Jardim Botânico entre a Avenida Visconde de Guarapuava e a Rua Almirante Tamandaré.
O novo radar da Avenida Brasília, esquina com João Cubas, já teve bastante trabalho nas primeiras 24 horas de funcionamento. Em apenas 15 minutos no local, a reportagem contou cinco avanços de sinal vermelho. O radar da Avenida Brasília, assim como o da Rua Eduardo Carlos Pereira, registra, além de excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestres e conversões indevidas. Outros 12 já instalados em Curitiba multam os motoristas que trafegam em velocidade acima da permitida.
Outros 126 radares serão colocados nas ruas de Curitiba até junho. De acordo com a Urbs (empresa que gerencia o trânsito na capital), eles já estão sendo instalados, mas só serão liberados depois de passar pela aferição do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Os 14 radares que estão em funcionamento já cumprem todas as exigências legais e estão sinalizados com marcação de limite de velocidade no asfalto e placas verticais que avisam que a via é monitorada. As faixas verdes, que eram colocadas a 300 metros antes do radar, ainda não foram instaladas em todos os pontos. "Apesar de esta sinalização não ser obrigatória, iremos fazer", explica o coordenador da unidade de equipamentos da Urbs, Alvacir Mendes.
Dos 140 radares que devem fiscalizar o trânsito da capital, 70 vão registrar excesso de velocidade e 70 cuidarão do avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestres e conversões indevidas. Os guardiões dos semáforos darão uma trégua apenas durante a madrugada. Isto quer dizer que da meia-noite às seis horas da manhã não serão multados aqueles motoristas que "furarem" o sinal em velocidade inferior a 40 km/hora. "Esta questão é polêmica em todas as cidades que adotaram esta tecnologia. Não podemos obrigar as pessoas a ficar paradas de madrugada e correr o risco de serem assaltadas", explica Mendes. Não significa, porém, que esses radares ficarão desligados durante a madrugada. "Não queremos ver motoristas passando no sinal vermelho a 100 km/hora. Estes serão multados", alerta Mendes.
Troca
Os 110 radares antigos já começaram a ser retirados das vias nenhum deles está em funcionamento. Dos 140 novos, 71 serão colocados próximos aos antigos locais que já tinham o equipamento e 69 ficarão em lugares diferentes. "A cada lote que for liberado para funcionar, vamos comunicar os motoristas", afirma Mendes.
Nas proximidades do local onde aconteceu o acidente que envolveu o deputado Carli Filho, está prevista a instalação de um novo radar, segundo a Urbs, porque a via registra, com frequência, a imprudência de motoristas que abusam do excesso de velocidade.
Para a escolha do local onde os novos radares serão colocados, além do critério do registro de excesso de velocidade, é levado em conta o número de acidentes na região e as condições de periculosidade da rua que é analisada por técnicos especializados.
As escolhas, porém, já são questionadas. "É só para gerar dinheiro para a prefeitura. Os motoristas furam sinal em qualquer lugar, não é só nesta rua", afirma o condutor Ernani Kuzma, que diz passar pela Rua Eduardo Carlos Pereira dia sim, dia não. A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte público, deve divulgar, daqui seis meses, o balanço das multas registradas pelos novos equipamentos.
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