Agindo como um grupo de extermínio, o dono e cinco funcionários da empresa clandestina de segurança Impacto mataram um homem com um tiro nas costas e fizeram outras cinco pessoas reféns. O crime ocorreu por volta das 3 horas de ontem, no Conjunto Moradias Rio Bonito, no bairro Campo do Santana, em Curitiba. A Polícia Civil prendeu em flagrante cinco dos seis seguranças envolvidos na ação, apreendeu um revólver calibre 38, uma moto, três computadores, quatro aparelhos de choque e quatro algemas. O caso é o segundo registrado com agentes de segurança privada em menos de 30 dias: o estudante Bruno Strobel Coelho Santos, filho do jornalista esportivo Vinicius Coelho, foi torturado e assassinado por seguranças da Centronic no último dia 3.
A nova vítima é o autônomo Sidney Costa Rodrigues, 24 anos. Segundo a delegada Iara Laurek Dechiche, da Delegacia de Homicídios, a vítima, a esposa e quatro amigos saíram de uma festa antes das 3 horas num carro Ipanema, prata, placa BJH-1441, quando notaram que estavam sendo perseguidos por um veículo a caminho de casa. "O carro era da empresa de segurança Impacto", afirma a delegada.
O motivo do crime seria uma rixa antiga entre o dono da empresa de segurança, Alysson Daniel Martins, 29 anos, e o autônomo Sidney Rodrigues. De acordo com a delegada, por isso ele não parou o carro no começo da perseguição e os seguranças passaram a atirar contra seu veículo. Um dos disparos furou um pneu traseiro do carro. Então, ele parou o carro e entrou no mato. Em seguida, o dono da empresa de segurança parou ao lado, desceu armado e foi atrás de Rodrigues.
A partir disto a esposa do autônomo começou a gritar, chamando a atenção de um morador da região, onde ela e os amigos eram mantidos reféns pelos seguranças, aguardando a volta do autônomo e do empresário. Diante da aflição da esposa, os seguranças a deixaram seguir de carona com o morador da região, que a levou com um dos amigos para a casa dos pais do seu marido.
Logo adiante, as outras três pessoas foram liberadas pelos seguranças, mas voltaram a ser perseguidas por duas motos da empresa Impacto, batendo a Ipanema num poste. "Eles tentaram levar o carro embora e surgiram as motos da empresa", afirma a delegada.
Já o corpo de Rodrigues foi levado ao Posto de Saúde Pinheirinho, por volta das 4 horas, pelo veículo Celta da empresa Impacto, junto com um revólver calibre 38, com seus tiros disparados.
Advogados do empresário Martins informaram que ele deve se apresentar nos próximos dias. Foram presos em flagrante os seguranças Alexandre Lima, 34 anos; Juarez Osório Lopes, 39 anos; Sílvio Rogério Fávero, 29 anos; Hamilton Antônio Zanlorenzi Sossela, 25 anos; e Juarez Lima dos Santos. Eles foram apresentados ontem à imprensa pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), mas ficaram calados.
Segundo a Polícia Civil, a Empresa de Segurança Impacto possui não alvará e nem autorização da Polícia Federal para atuar no setor. No entanto, ela está em atividade desde janeiro deste ano.