O Palácio do Planalto informou nesta segunda-feira que o sobrevoo de dois caças Mirage 2000 na Praça dos Três Poderes, durante a cerimônia de troca da bandeira nacional na manhã de domingo, provocou rachaduras em 28 vidros na lateral do prédio e também nas janelas do setor de transportes, que fica num edifício anexo. O abalo também derrubou uma luminária no andar térreo. O gabinete da presidente Dilma Rousseff fica no terceiro andar. Funcionários também relataram que encontraram uma camada de pó branco sobre as mesas, provavelmente devido ao abalo dos tetos de gesso.
O levantamento dos danos foi feito pela Secretaria Geral, que elaborou um relatório detalhado para enviar à Aeronáutica. A Força já informou que vai ressarcir os prejuízos.
O maior estrago da manobra de exibição dos caças foi provocado no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve a fachada de vidro totalmente destruída pelo choque de ar causado pela passagem rasante das aeronaves. Também houve danos nas laterais e no fundo do edifício. O Supremo informou que ainda não tem um levantamento oficial sobre o prejuízo, mas engenheiros estiveram no local ainda no domingo para fazer uma avaliação.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião