Um dos principais desestímulos para a economia de água nos edifícios é o pagamento de uma conta única. O rateio do valor total entre os condôminos faz com que a preocupação com a economia seja menor. Dirceu Jarenko, vice-presidente da área de condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) do Paraná, explica que todos os síndicos estão preocupados com a redução dos custos condominiais e isso passa pela redução do consumo de água.
Ele lembra que os prédios novos já contam com mecanismos para ajudar nessa tarefa, como medidores individuais e captação da água da chuva para uso nos vasos sanitários. Mas mexer nos prédios antigos é uma tarefa mais complicada.
Jarenko conta que o Secovi convidou uma empresa instalada em São Paulo para falar com os síndicos, no ano passado, e mostrar uma opção de medidor individual para ser instalado em prédios. "Todos acham interessante, mas muitos esbarram no problema do custo", completa.
A empresa convidada para a palestra foi a Techem do Brasil, que tem 25 mil medidores individuais instalados em condomínios. Eduardo Lacerda, gerente Geral, afirma que as pessoas tendem a mudar o comportamento quando são responsáveis pela sua conta de água. Ele cita pesquisas que mostram que 70% dos moradores de prédios pagam mais do que deveriam e os outros 30% pagam pouco em comparação com o que consomem. "O fato de só pagar o que consome pode representar uma economia de 50%", completa.
Lacerda explica que a Techem usa a radiofrequência para fazer a leitura do consumo nos apartamentos. Os medidores custam cerca de R$ 500. Alguns imóveis precisam de um ou dois medidores, mas outros precisam de mais. Por isso o receio em relação ao custo. "Instalamos, em média, três por apartamento", diz o gerente. E ele lembra que a medição individualizada usando a telemetria também identifica vazamentos. "Existem prédios em que 20% do consumo é referente a vazamentos".
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora