A coordenação do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está negociando com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest) para garantir a realização da 17.ª edição do evento, programado para começar no próximo sábado, em Antonina (litoral do estado), apesar da greve dos servidores da instituição. Na quinta-feira, o presidente do Sinditest, José Carlos Belotto, disse que o festival deste ano estava ameaçado, já que para realizá-lo seria preciso reabrir o setor financeiro e a central de transportes da UFPR. A greve completou um mês ontem.
"Estamos negociando uma ação conjunta. O festival poderá sair em parceria com o comando de greve", afirmou ontem o coordenador do festival, Guilherme Romanelli. "A liberação da central de transportes está prevista para segunda ou terça-feira. O festival não está sujeito à aprovação do comando de greve. O que está em discussão é a forma como o comando vai participar."
Ontem, os servidores mantiveram a ocupação da Central de Computação Eletrônica (CCE) da UFPR, no Centro Politécnico, onde são feitas as matrículas e transferências e as notas são lançadas. À tarde, um grupo de cerca de 100 estudantes fez um protesto, pedindo a desocupação do local. "Entendemos a greve, mas a preocupação é com o início do segundo semestre", afirmou Luís Henrique Pereira, aluno do curso de Engenharia Química.
A próxima segunda-feira será um dia decisivo para os grevistas e a UFPR, já que está previsto o início do período de matrículas dos estudantes, que vai até 12 de julho. A expectativa da Reitoria é de que o movimento termine na segunda-feira, depois da reunião do comando nacional da greve com representantes dos ministérios do Planejamento e da Educação. Na última quinta-feira, segundo o Sinditest, 704 servidores (cerca de 50% do total) estavam em greve. Ontem à tarde, Belotto ficou de fazer um novo balanço, mas no início da noite seu celular estava desligado.
Vestibular
Por meio de sua assessoria, a Reitoria da UFPR garantiu ontem que a segunda fase do vestibular da Universidade do Litoral, amanhã, será realizada normalmente. Um total de 742 candidatos farão a prova de compreensão e produção de textos, em Matinhos. São 330 vagas em nove cursos. Os portões do câmpus litoral da UFPR serão abertos às 13 horas e fechados às 13h30. A prova será realizada entre 14 e 18 horas. O resultado será divulgado até 16 de julho, no site www.nc.ufpr.br.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora