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Curitiba – Há pouco mais de uma semana do fim do prazo para recadastramento, 71% dos aposentados e pensionistas convocados no Paraná pelo Ministério da Previdência Social já regularizaram a situação nas agências bancárias onde recebem o benefício. O índice do estado é o maior do país e superou a expectativa do governo federal, que esperava este porcentual no fim do prazo.

Em todo país, 2,5 milhões de beneficiários foram chamados a participar do Censo Previdenciário – dos quais, 58% já compareceram. No Paraná, 180 mil pessoas foram chamados a atualizar seus dados.

"Esperávamos que cerca de 30% dos convocados não se apresentassem. Na Região Sul, pelos dados levantados até agora, estamos trabalhando com um margem de 12%", explica a gerente regional do INSS, Eliane Schmitt. Nesta faixa, segundo a gerente, devem estar os benefícios pagos indevidamente e as fraudes. Está é a primeira etapa do censo promovido pelo INSS – na qual foram chamados apenas os beneficiários com cadastro incompleto. Uma nova etapa deve começar em abril, para atualização de dados referentes aos benefícios aprovados antes de 1998 – quando outros 13 milhões serão convocados. "Nosso objetivo é acabar com as fraudes e os pagamentos irregulares, como óbitos que não tenham sido registrados pelos nossos sistemas, por exemplo."

Os aposentados e pensionistas que precisam fazer já o recadastramento estão sendo avisados no próprio banco, no momento do saque do benefício, ou através dos seus extratos (para quem recebe em débito automático). "É provável que os retardatários estejam nesta parcela que recebe o crédito diretamente na conta corrente e pode não ter prestado atenção no alerta impresso no extrato."

Embora a gerente acredite que não devem haver filas na próxima semana, o INSS está pedindo aos beneficiários para que não deixem para regularizar a situação na última hora e evitem transtornos. "O prazo não será prorrogado e quem foi convocado e não fez o recadastramento, terá o benefício suspenso já a partir do dia 25 de fevereiro", alerta. "Depois de três meses suspenso, encaminharemos os dados para que a Polícia Federal faça uma investigação da situação do benefício."

O recadastramento deve ser feito na própria agência bancária onde o benefício é pago. O próprio beneficiário (ou um representante legal, reconhecido oficialmente pelo INSS) deve comparecer ao local com a carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência e preencher um formulário. Mais informações sobre o Censo Previdenciário podem ser encontradas no site do ministério (www.previdencia.com.br).

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