A Receita Federal faz a Operação Natal Legal em vários pontos do Rio, nesta quinta-feira (9), para combater a comercialização de mercadorias proibidas, produtos piratas e com entrada ilegal no país.
No Aeroporto do Galeão foram apreendidas 12 toneladas de mercadorias contrabandeadas (anabolizantes, hormônios e outros medicamentos com comercialização proibida em território nacional) pelo Grupo de Remessas Postais Internacionais (RFB), com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A fiscalização detectou que as encomendas de anabolizantes tinham como origem os Estados Unidos e a Alemanha, e seus destinatários deverão ser investigados numa segunda etapa da Operação.
A fiscalização ainda está em andamento.
Polícia Civil apreende 20 mil produtos falsificados
Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam, na quarta-feira (8), mais de 20 mil produtos falsificados em duas operações realizadas em diferentes pontos do Rio de Janeiro. Em nota oficial, a Polícia Civil informou que as ações visavam combater a comercialização de mercadorias piratas. Ninguém foi preso.
As operações aconteceram nos municípios de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e no bairro de Madureira, no subúrbio do Rio. Segundo a delegada Valéria Sadio, somente na Baixada foram apreendidos aproximadamente 11 mil DVD´s de jogos falsificados.
Dez mil artigos apreendidos em Madureira
Em outra ação, em Madureira, foram apreendidos aproximadamente dez mil artigos para festas, como convites, velas, bonecos e adesivos exibindo personagens infantis. O material estava exposto à venda em estabelecimentos localizados em uma galeria comercial na região central daquele bairro.
Ainda de acordo com a delegada, as operações serão intensificadas no mês de dezembro, pela proximidade das festas natalinas.