Dois caminhões baú e uma carreta bitrem foram apreendidos com carga ilegal de cigarros no Oeste do Paraná| Foto: Receita Federal/Divulgação
Receita Federal calcula ter apreendido 74 milhões de carteiras de cigarro em 2011 no Paraná, mas forma de descarte ainda é problema

A Receita Federal apreendeu na madrugada desta sexta-feira (6), na região Oeste do Paraná, três caminhões, sendo dois deles do tipo baú, carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai. Um dos veículos foi abordado em Matelândia, outro em Medianeira e o terceiro – este uma carreta bitrem - em Céu Azul. A ação faz parte da Operação Fronteira Blindada.

CARREGANDO :)

De acordo com a Receita Federal, que soube da carga ilegal através de denúncias anônimas, nenhum dos veículos possuía documentação para a carga transportada. Duas pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Ao todo, foram apreendidas cerca de 2 mil caixas de cigarro. A Receita estima em R$ 900 mil reais o valor somado dos veículos e da carga apreendida.

Além da apreensão dos caminhões e da carga, serão aplicadas multas estimadas em R$ 2 milhões aos responsáveis proprietários dos veículos.

Publicidade

Outra apreensão

A Polícia Federal em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, também fez uma apreensão de 700 caixas de cigarros com origem paraguaia na noite desta quinta-feira (5). A carga estava em uma carreta localizada no Porto Seco/EADI Sul (estação aduaneira). O motorista do caminhão não estava no local, apenas os responsáveis pelo despache aduaneiro, que foram encaminhados à delegacia para os trâmites legais, segundo a PF.