A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal começaram nesta quinta-feira (15) em São Paulo e no Espírito Santo a Operação Poseidon para coibir a importação irregular de carros de luxo e motocicletas esportivas. Os órgãos cumprem mandados de busca e apreensão nas capitais dois dois estados. Os prejuízos aos cofres públicos estão estimados em aproximadamente R$ 41 milhões.
Segundo comunicado da Receita, a investigação teve origem durante fiscalização na alfândega de Vitória (ES), quando foi descoberta uma complexa e bem estruturada organização criminosa responsável por fraudes no comércio exterior, incluindo o subfaturamento nas importações.
A Receita informou que as investigações indicam o envolvimento de um tradicional revendedor de veículos importados na cidade de São Paulo, que utilizava-se do esquema para reduzir os impostos sobre a importação e sobre a venda dos veículos no mercado interno.
Para isso, desde o início de 2006, uma empresa com sede no Espírito Santo e filial na cidade de São Paulo, beneficiária do sistema Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Findap), de incentivo importação, nacionalizou irregularmente 212 automóveis e 100 motocicletas até março de 2009.
A Receita informou ainda que os envolvidos podem ser enquadrados em crime de formação de quadrilha, contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro, descaminho, entre outros.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora