• Carregando...

Foz do Iguaçu – Fiscais da Receita Federal (RF) estão de plantão no pedágio de São Miguel do Iguaçu, na Região Oeste, para inibir o contrabando de mercadorias do Paraguai. A ação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pretende impedir que veículos deixem Foz do Iguaçu carregando produtos sem o pagamento de impostos. Ontem, 360 caixas de cigarros, avaliadas em R$ 87 mil, foram apreendidas em um caminhão de Porto Velho (RO). O motorista e um passageiro do caminhão foram detidos e encaminhados à Polícia Federal (PF).

A via usada para desviar da fiscalização em Foz do Iguaçu, a Estrada Velha de Guarapuava, está intransitável por causa das chuvas, o que faz da BR-277 passagem obrigatória para os motoristas deixarem a cidade. Nas últimas semanas, dois ônibus ficaram atolados na estrada.

Segundo o supervisor de operações da RF, Gilberto Buss, são poucos os ônibus de muambeiros que estão cruzando o pedágio. "É mais uma frente de trabalho para inibir a vinda dos contrabandistas. Os ônibus que são nosso principal objetivo não estão passando", diz. Alguns motoristas preferem ficar em cidades vizinhas à espera da mercadoria transportada em veículos de passeio para abastecer os ônibus ou passam pelo posto de pedágio com o ônibus vazio.

Ainda ontem, três ônibus foram apreendidos com mercadorias em São Miguel do Iguaçu. Um dos veículos estava estacionado em um posto de gasolina e outros dois no pátio de restaurantes da cidade.

Buss diz que os contrabandistas estão adotando as mais diversas estratégias para tentar burlar a fiscalização. A mais recente é utilizar caminhões de empresas transportadoras de encomendas para colocar os produtos. Segundo ele, já foram encontradas mercadorias com notas frias em caminhões pertencentes a esse tipo de empresas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]