A Receita Federal fez uma grande apreensão no início desta sexta-feira. Duzentas e sessenta toneladas de mercadorias falsificadas foram encontradas no porto de Navegantes, em Santa Catarina.

CARREGANDO :)

É a maior apreensão de mercadorias falsificadas feita pela Receita Federal no país: 13 contêineres lotados de produtos piratas fabricados na China. Entre os produtos encontrados estão relógios, óculos, bolsas, roupas e tênis em imitações de marcas famosas que seriam distribuídas em todo o Brasil. A mercadoria foi avaliada em R$ 50 milhões.

"Nós temos uma equipe que faz constantemente análise de risco de todas as cargas que ingressam aqui pela nossa região e, por esta análise de risco, foi possível constatar que estas cargas tinham um possível dano. A partir daí se verificou in loco as cargas e se descobriu estes contêineres", diz José Carlos de Araújo, inspetor chefe da Receita Federal.

Publicidade

Os agentes da Receita ficaram surpresos com a descoberta de uma grande quantidade de lentes de contato falsificadas, uma ameaça para a saúde dos consumidores.

Duas empresas de São Paulo, responsáveis pela importação, estão sendo investigadas pela Receita Federal. As notas fiscais apresentavam declaração falsa de conteúdo. Toda a carga será destruída. Só no primeiro semestre deste ano, R$ 830 milhões em produtos ilegais foram apreendidos em todo o país, 23% a mais do que no mesmo período do ano passado.