A partir de sábado(5), a Receita Federal realizará todos os sábados, na aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, a Operação Pôr do Sol. A ação tem como alvo os ônibus de turismo provenientes do Paraguai que transportam compras feitas naquele país. O órgão dará início à fiscalização sempre a partir das 17 horas, num procedimento padrão, com a verificação de todos os veículos.
A Receita informou que a operação foi motivada pelo aumento do número de veículos que atravessam a fronteira transportando mercadorias sem a devida regularização. O número de ônibus praticamente triplicou a partir do mês de março. Até aquele mês, eram registrados em torno de 40 veículos aos sábados, dia de maior movimento na ponte. Atualmente a média é de 110 veículos. Não há previsão para o término da operação.
O órgão alerta que a medida poderá resultar em grandes atrasos para a volta dos ônibus ao Brasil, inclusive durante a noite. Os veículos que retornarem ao país antes das 17 horas também serão parados e terão que aguardar até esse horário, quando terá início a operação.
De acordo com a Receita, os responsáveis pelos ônibus que pretendem passar pela aduana serão comunicados sobre os novos procedimentos.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora