O recém-nascido que foi abandonado às margens da BR-277 em Palmeira, município da região dos Campos Gerais, na semana passada, recebeu alta e saiu do hospital nesta terça-feira (17). A criança, que vem sendo chamada de Mateus, está saudável e já engordou 100 gramas.
O bebê vai morar em um lar provisório com outras 13 crianças e receberá os cuidados de uma mãe social. Nos próximos dias, a Justiça vai decidir se a criança será encaminhada para adoção.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso, que é caracterizado como abandono de menor. A polícia de Palmeira vai analisar as imagens das câmeras da concessionária que administra a BR-277 para tentar localizar a pessoa que abandonou o recém-nascido na noite de terça-feira (10). O menino com poucas horas de vida estava em uma caixa de papelão e foi encontrado por um borracheiro.
Abandono
Era por volta das 23h40 quando um carro se aproximou e parou a alguns metros a uma borracharia, com os faróis apagados. O passageiro do veículo teria descido com a caixa nas mãos e deixado o recém-nascido em um sofá velho, que fica na frente do estabelecimento.
O borracheiro Edinei Padilha assistiu a tudo da janela da casa, que fica nos fundos da loja. Ele esperou o veículo ir embora, para só depois ver o que era. "Levei um susto. Daí chamei minha mulher, ela pegou e trouxe aqui dentro", disse Padilha ao telejornal Bom Dia Paraná da RPCTV.
Adriana Przyby, mulher do borracheiro, disse que ficou emocionada ao ver a criança. "É uma emoção muito grande. Nós conseguimos salvar a vida dele. Se não tivéssemos visto, ele não teria aguentado o frio", afirmou.