Todo mundo sabe que criança não vem com manual, mas a Escola da Gestante até que dá uma mãozinha. Em Apucarana, no Norte do Paraná, as mães recebem todos os ensinamentos para aprender a cuidar dos filhos. O projeto ganhou o prêmio ODM Brasil, numa iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e ainda fez a cidade registrar queda pela metade na taxa de mortalidade infantil em apenas dois anos. No mesmo ambiente, as mulheres fazem pré-natal e recebem orientações, concentrando todo o atendimento às grávidas.
A vendedora Vanilda Amaral Gonçalves, 36 anos, já tem dois filhos, mas não desperdiçou a chance de aprender mais sobre a tarefa de ser mãe. Ela está no fim da gestação e cursou as palestras durante toda a gravidez. "Eu aprendi muito porque não era muito instruída nas outras gestações", conta. Ela destaca como são importantes os ensinamentos sobre doenças do bebê e já indica uma mudança de atitude: enfaixou o umbigo das duas primeiras filhas, mas se conscientizou que não precisa fazer isso na próxima vez.
A coordenadora do programa, Ivanir de Souza Silva, relata que o atendimento centralizado, que reúne de 800 a mil grávidas todo mês, está apresentando resultados práticos. O índice de mortalidade infantil passou de 23 por mil nascidos vivos em 2004 para 12 em 2005. A escola começou a funcionar em 2001. Desde então, todas as mulheres que freqüentam o lugar fazem o pré-natal, participam de palestras, recebem apoio psicológico, ganham a multimistura para a alimentação e também o enxoval do bebê.
Outra cidade que investiu na atenção à gestante e está colhendo os frutos é União da Vitória, na Região Sul do Paraná. O município registra índices europeus de mortalidade infantil há três anos. Resultado de uma mudança de atitude: a legislação exige que a prefeitura gaste 15% do orçamento em saúde, mas lá os investimentos passaram de 7% em 2000, para 26% da receita no ano passado. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique César Guzzoni, a busca ativa de crianças em situação de risco também auxilia no processo de redução da taxa. (KB)