Uma recicladora de Apucarana, no Norte do estado, foi multada em R$ 8,5 mil por despejar irregularmente lixo hospital no lixão de Ortigueira, a cerca de 100 quilômetros do município. As irregularidades foram investigadas pela Polícia Civil e pela Secretaria de Meio Ambiente de Ortigueira.
Segundo fiscais ambientais, 3 mil quilos de lixo hospitalar foram despejados no local, boa parte formada por resíduos contaminados que deveriam ser incinerados. Em grandes sacos, os fiscais localizaram gazes, esparadrapos e outros materiais hospitalares, alguns contendo sangue.
As investigações da polícia apontaram que o lixo hospitalar era proveniente do Hospital da Providência. Foram encontrados prontuários da unidade de saúde. O lixo era levado até Ortigueira por uma recicladora. "Indiciamos o dono da empresa, que é de Apucarana também, pelo crime ambiental. Ele irá responder e pode pegar uma pena de 5 a 8 anos de reclusão", afirmou o delegado Mário Sérgio Bradock.
"Chegavam de madrugada e descarregavam o material. Quando nós chegávamos, eles já tinham se deslocado do local", disse o fiscal ambiental João Maria Ferreira.
A direção do Hospital da Providência informou que só falará sobre o assunto nesta terça-feira (9).