A onda de calor quebrou mais um recorde em Curitiba: esta quinta-feira (6) tem a temperatura mais alta já registrada na capital desde o início da série histórica do Instituto Tecnológico Simepar, em 1997. Fez 35,2ºC às 15h15, e é possível que os termômetros subam ainda mais durante a tarde, segundo o instituto.
A temperatura alcançada nesta quinta é pouco maior que os 35ºC registrados em outubro de 2012 - até então a mais quente desde o início das medições do Simepar na capital.
Já faz quase duas semanas que as temperaturas ultrapassam os 30ºC diariamente em Curitiba. O calor excessivo que tem atingido todo o sul do país ainda deve continuar por mais alguns dias.
"Uma massa de ar quente continua impedindo o avanço de frentes frias pelo estado e deve continuar assim pelo menos até a metade da semana que vem", afirma a meteorologista Beatriz Porto.
Chuva
Segundo a previsão, existem condições para o terceiro dia de tempestade forte e rápida na capital, mas a situação deve ser isolada e se encerrar em poucos minutos. Nesta tarde, há formações de chuva na principalmente na região oeste do estado.
Paraná
O recorde desta terça não foi só em Curitiba. As estações do Simepar em Cândido de Abreu, na região central do estado, e Santa Helena, no oeste, também registraram as maiores temperaturas desde o início da medição, em 1997. As marcas alcançadas foram, respectivamente, 38,2ºC e 40,3ºC.
Todas as estações do Simepar no estado marcaram temperaturas máximas acima dos 30ºC durante o dia. A sensação térmica no litoral passou dos 40ºC. Às 16h, a sensação era de 47,3 ºC em Guaraqueçaba e 43,1 ºC em Paranaguá.
A mais alta temperatura já registrada pelo Simepar no Paraná foi em 2012 Antonina, no litoral, com 42,7ºC.
Sexta e fim de semana
Na sexta-feira (7), as condições devem continuar parecidas. A massa de calor dificilmente sairá do estado para permitir a entrada de frentes frias. Portanto, o fim de semana deve ser de bastante calor, com possibilidade de pancadas de chuva de verão principalmente nos fins de tarde.