Brasília – O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) inicia na próxima segunda-feira a recuperação de 153,5 quilômetros das BRs 272 e 163 no Paraná.

CARREGANDO :)

As obras fazem parte do Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas que visa à recuperação de um total de 26 mil quilômetros de estradas federais e estaduais em 24 estados, mais o Distrito Federal.

A previsão do Dnit é de que todas as obras comecem na segunda-feira. Segundo o Ministério do Planejamento, no entanto, a tendência é de que o processo de restauração se inicie nas estradas com contratos já licitados. Nos demais trechos, apesar do regime de urgência decretado pelo Dnit, seriam necessárias algumas adequações burocráticas. Desse modo, os trechos entre Cascavel e Toledo, da BR-163; Guaíra e Francisco Alves e Campo Mourão e Goiorê, da BR-272, devem abrir a temporada de recuperação de rodovias no estado. Os outros 558 quilômetros de trechos das BRs 158, 163, 280, 373, 466, 476 e 487 serão restaurados na seqüência. Em ambos os casos, o governo federal espera a conclusão das reformas até junho.

Publicidade

O programa prevê operações tapa-buraco, recuperação do pavimento, da sinalização e de pontes.

Pacote

A ação de restauração, oficializada ontem, com a publicação no Diário Oficial da União, faz parte de uma série de ações na área de infra-estrutura a serem tocadas ao longo de 2006.

Definidas em reunião de quatro horas no Planalto, com representantes de seis ministérios, as ações incluem, na próxima semana, além do início da operação tapa-buracos e da privatização do trecho Norte da Ferrovia Norte-Sul (veja quadro ao lado), a criação de um grupo de trabalho para viabilizar a licitação dos projetos de construção de duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira, em Rondônia.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que o governo vai manter o plano de leiloar em abril a concessão de oito trechos de rodovias federais, entre as quais os 400 km da Régis Bittencourt (BR-116) entre São Paulo e Curitiba e os quase 600 km da Fernão Dias (BR-381) entre Belo Horizonte e a capital paulista.

Publicidade