Diversão
O primeiro evento organizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico ocorrerá em comemoração ao Dia das Crianças. No dia 13 de outubro haverá contação de histórias, apresentações de teatro, shows musicais e oficinas diversas no calçadão do Largo da Ordem. Atividades específicas acontecerão dentro de cada uma das 26 empresas do grupo, que estarão identificadas com arcos feitos com balões coloridos. Além disso, cardápios diferenciados serão criados especialmente para as crianças.
Fisicamente é possível perceber que o Centro Histórico de Curitiba tem se transformado. A Rua Riachuelo foi revitalizada, a São Francisco está passando por reformas, o Largo da Ordem está mais iluminado e outras tantas obras estão aos poucos mudando a imagem da região. Agora, um grupo formado por 26 empresários pretende revitalizar também a área cultural e gastronômica da região. Para isso, eles formaram a Rede Empresarial do Centro Histórico, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo do grupo é atrair mais turistas de outros países e também da própria cidade. A ideia era antiga, mas faltava alguém para dar o pontapé inicial, o que acabou ocorrendo com a criação da Rede. "O problema é que todos já têm seu estabelecimento. A Rede, no caso, é um segundo negócio que precisamos cuidar. O apoio do Sebrae foi fundamental para esse início", explica Lúcia Casillo, diretora do Solar do Rosário. O Sebrae trouxe para o grupo noções de planejamento estratégico e incentivou a criação de um projeto para pelo menos um ano.
Desde março passado, o grupo tem se reunido semanalmente para propor atividades que integrem mais as empresas do Centro Histórico à programação cultural já existente na capital, como o Festival de Teatro, a programação de Natal e o pré-carnaval, por exemplo. Da série de encontros, três grandes eventos anuais foram escolhidos: um para o Dia das Crianças, outro para o Natal e o Festival de Inverno, que deve reunir música e gastronomia. "Queremos inserir essas datas no calendário da cidade para que as pessoas já saibam que, em determinada época do ano, o Largo da Ordem terá uma programação diferente", diz Filipe Castro, da Egbé Produções e Eventos.
Marca
A Rede já tem uma marca própria que será afixada em breve na fachada das empresas. A ideia para daqui a algum tempo é criar produtos, como revistinhas para crianças, que mostrem a presença do grupo no bairro. Dividido em núcleos menores, cada porção é responsável por uma área: alguns estão com a comunicação e outros são responsáveis pelo diálogo com os órgãos públicos.
Com as ações, a expectativa do grupo é mostrar a região como um espaço seguro para as famílias que, em geral, estão presentes ali somente nos fins de semana, principalmente no domingo, quando é realizada a tradicional Feirinha de Artesanato do Largo.
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