• Carregando...

Programação de hoje

O congresso tem vários eventos simultâneos. Confira abaixo as atividades do segundo dia:

Rodas de diálogo

Das 9 às 13 horas

> Trabalho e Desenvolvimento Susten­tável – Auditório Caio Amaral Gruber.

> Participação Política das Mulheres Brasileiras – Auditório Mario De Mari.

> Empreender para Transformar – Inclusão e Desenvolvimento Econômico e Social – Auditório I Unindus.

Das 14 às 18 horas

> Todos Trabalhando pelo Desenvolvimento – ODM nas Empresas – Auditório I.

> Meninas Falando para Meninas – Valorização da Jovem Mulher – Auditório Mario De Mari.

> Os ODM nos Municípios Brasileiros – Auditório Caio Amaral Gruber.

> Método Cidade Júnior – Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Auditório II Unindus.

> Desenvolvimento Sustentável – O Pacto Global nas Instituições de Ensino Superior – Sala de Convenções.

Das 18 às 22 horas

> Formalização do Microempreende­do­rismo – Auditório Caio Amaral Gruber.

Cursos

Das 9 às 13 horas

> Análise de Interpretação de Indicadores – Sala II Unindus.

Das 14 às 19 horas

> Oficina Plano e Ação - Método TEvEP – Sala II Unindus.

A programação completa do evento, com os nomes dos moderadores e participantes dos cursos e rodas de diálogo, está disponível no site www.fiepr.org.br/nospodemosparana/congresso

As questões relativas à saúde são as que mais preocupam quando o assunto são os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU), no Paraná. É o que indica o Relatório Objetivos do Milênio 2009, que será lançado hoje, durante o 2.º Congresso Nós Podemos Paraná, realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná. O evento começou ontem e vai até amanhã, com debates, palestras e exposições de projetos.

Segundo a coordenadora executiva do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), que acompanha o avanço dos ODM no Paraná, Luciana Brenner, dificilmente o estado conseguirá atingir até 2015 a meta de reduzir em três quartos a mortalidade materna. Em 1990, a taxa de mortalidade era de 105 para cada 100 mil nascidos vivos; no ano passado, era de 47,7. Uma redução de 54,6%, mas ainda longe da meta de 26 óbitos para cada 100 mil nascimentos.

Aids

Outro dado preocupante envolve a sexta meta – combater a aids, a malária e outras doenças. De 1990 para cá, a aids avançou entre as mulheres. Há 18 anos, 19,5% dos casos registrados no estado eram de mulheres; em 2007, o porcentual passou para 42,5% – as adolescentes de 15 a 19 anos respondem por 79,5% dos casos. "As questões de saúde são muito sensíveis. Para 2010 não atingiremos as metas. Para 2015, deveremos ter cuidado", alerta Luciana. Ela chama a atenção para a expansão da aids entre mulheres e em cidades menores.

Em relação à educação, o Paraná deverá atingir as metas. "No ritmo atual, a ideia é que te­­nha­­mos 100% das crianças termi­nan­­do o ensino fundamental. Ho­­je, temos 90%", diz Luciana. As ques­­tões referentes ao meio ambiente também avançaram. "Temos tido avanços em infraestrutura e melhorias da qualidade de vida em bairros degradados", afirma.

Os oito objetivos do milênio são: acabar com a fome e a miséria; fornecer educação de qualidade para todos; igualdade entre sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras moléstias; respeito ao meio ambiente; e envolver a sociedade em torno do desenvolvimento.

Serviço:

O congresso Nós Podemos Paraná ocorre no Cietep (Avenida Comendador Franco, 1.341, bairro Jardim Botânico).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]