O Mercado Municipal, um dos pontos mais tradicionais de Curitiba, vai ficar maior. Uma reforma promete ampliar o espaço da praça de alimentação e a construção de um edifício garagem deve solucionar o problema da falta de vagas para estacionamento. De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPCTV, em cinco anos, o movimento no Mercado Municipal aumentou quase 50%. Se em 2005, cerca de 43 mil pessoas passavam pelos corredores do local a cada semana, em 2010, o número subiu para 63 mil visitantes semanais.
De acordo com Luiz Busi, diretor da secretaria de abastecimento, a intenção é duplicar a área da praça de alimentação. Atualmente, há 600 lugares. O objetivo é que haja 1,2 mil lugares para as pessoas que passam pelo local, especialmente no horário de almoço, entre 11 e 14 horas.
O mercado está funcionando normalmente durante a reforma e, muitas vezes, quem passa pelo local nem percebe. No mezanino da Rua General Carneiro, por exemplo, as obras estão acontecendo para a implantação da área de serviço e ampliação da praça de alimentação.
A reforma também deve solucionar o problema do estacionamento. Um edifício garagem será erguido por meio de uma parceria público-privada, que também vai atender a carga e descarga das mercadorias. Como a construção do mercado municipal é antiga, não há um espaço para estoque e, por isso, toda a operação de carga e descarga será feita no subsolo desse novo prédio.
A previsão é de que as obras terminem em maio de 2011.