Será assinada hoje, às 11 horas, a ordem de serviço que marca o início das obras de reconstrução do Teatro Ouro Verde em Londrina, atingido por um incêndio em 12 de fevereiro de 2012. A solenidade acontece nas escadarias do prédio e conta com a presença do governador Beto Richa.
Segundo Nádina Moreno, reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o trabalho deve começar a ser executado no próximo dia 21, com a instalação do canteiro de obras pela equipe da Regional Planejamento e Construções civis Ltda, empresa que venceu a licitação para a reconstrução do Teatro. O engenheiro responsável pelo empreendimento, José Pedro da Rocha, afirmou que as ações imediatas devem priorizar o reforço estrutural: remoções dos entulhos, instalação de água e de um espaço para o trabalho da equipe construtora.
Para o segundo mês de trabalho, estão previstas as demolições necessárias para dar continuidade às obras. Por se tratar de um patrimônio cultural do município, o processo deve respeitar a estrutura do prédio ainda existente. "Vamos ter o cuidado para um início seguro e técnico", disse Rocha.
O cronograma está previsto no edital do processo. Começa no dia 21 de janeiro e tem um prazo de 540 dias para ser concluído. Isso significa que, se tudo correr bem, até o dia 21 de julho de 2015 o Ouro Verde poderá ser reinaugurado. "É um tempo razoável, pois cada mês tem a sua particularidade, uma etapa e um valor. Temos obrigação mensal de executar o planejado", explicou Rocha.
A UEL acredita ser possível adiantar a conclusão para junho do ano que vem. "O ideal seria que tivéssemos o Festival Internacional de Londrina (Filo) e o Festival de Música acontecendo no Ouro Verde", disse Nádina. A previsão da empresa é de que até o fim deste ano 70% do espaço já esteja reconstruído. O orçamento destinado para o empreendimento é oriundo de recursos estaduais no valor de R$ 12,5 milhões.
O acompanhamento das etapas da reconstrução será realizado pela diretoria de obras e manutenção da Prefeitura do Campus da UEL. Um engenheiro acompanhará diariamente o canteiro de obras.
Fachada
O estilo arquitetônico do prédio será preservado. O projeto prevê ainda aumento no tamanho do palco original que permitirá encenações de grande porte, além de novo revestimento acústico e cenografia com recursos de alta tecnologia. Depois de concluído, o teatro terá capacidade para 790 espectadores.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião