Vai até esta quinta-feira (30) o prazo estabelecido pela Prefeitura de Curitiba para a realização de trabalhos de limpeza e reparo em túmulos dos cemitérios municipais da capital. O prazo foi estabelecido em virtude da celebração do Dia de Finados, que acontece em 2 de novembro e deve reunir mais de 100 mil pessoas nos quatro cemitérios administrados pelo poder público municipal.
Limpezas, reparos e construções nas sepulturas exigem autorização da prefeitura. Para obter essa licença, o interessado deve procurar a administração do cemitério, munido de documentação pessoal e termo de permissão (documento do lote), além de documentos que comprovem o parentesco com o permissionário do lote. Enquanto limpezas e pinturas não têm taxa de serviço, reformas e obras como revestimentos e construções têm encargos caso o profissional contratado não seja credenciado pela administração municipal (ver quadro ao lado).
A única proibição feita pelo departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pela administração dos cemitérios municipais de Curitiba, é o uso de mangueiras ou máquinas com jatos de água durante a limpeza das lápides.