Os pais das crianças que recebem atendimento no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Lorena, no Uberaba, estão preocupados com a reforma do local, que começou em dezembro. A reestruturação da creche começou durante as férias, mas continua com as crianças em sala de aula. A reforma impede as crianças de brincar fora da sala, além expô-las ao cheiro de tinta.
De acordo com a mãe de um menino de 4 anos, Eliza Regina da Silva, as crianças não podem ir ao parque nem brincar fora da sala de aula. "Eles ficam das 8 da manhã até as 18 horas trancados na sala. Nós não temos como fazer, temos que deixá-lo na creche. Isso me preocupa. Acho um descaso com o direito da criança", diz ela.
Outras mães e responsáveis entendem que a reforma é necessária, mas ficam incomodados em deixar os pequenos em meio à reforma sem poder desenvolver as atividades normais, como brincar e correr. Para a avó de outra criança, Maria Fagundes, tem muita criança para o pouco espaço que está disponível até a conclusão da obra. "Eu queria que meu neto pudesse sair pra brincar fora da sala, tomasse ar fresco. Fico preocupada com o cheiro de tinta, tenho medo que ataque a bronquite dele", explica.
A Secretaria Municipal de Educação disse que as crianças estavam em outros dois locais durante a reforma, uma escola que oferece atividades de contraturno e outro CMEI. Como os dois locais não comportam um número maior de alunos do que já possuem, assim que parte da Vila Lorena ficou pronta, cerca de 40 crianças, do total de 130, voltaram para lá. Segundo a secretaria, o atendimento é normal.
O diretor do Departamento de Logística da prefeitura, Cilos Vargas, garante que as crianças não correm qualquer risco com as obras na creche. Ele diz que a parte que está em reforma está isolada e as crianças não têm acesso. "Procuramos pintar só nos horários que elas estão fora adqui, como nos fins de semana", explica.
O término está previsto para o final de maio. É a primeira reforma que acontece na creche e abrange toda a estrutura do local, como parte elétrica, hidráulica, reestruturação do telhado, banheiros, parquinho, cozinha e salas de aula.