Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Reforma processual é necessária e urgente

Após a inauguração da 19.ª e da 20.ª Varas do Trabalho de Curitiba, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, juiz Fernando Eizo Ono, falou sobre a importância da ampliação.

Gazeta do Povo – As novas varas acabarão com o "déficit" que existe hoje na Justiça do Trabalho no Paraná?Fernando Eizo Ono – Se já tivéssemos as 25 novas varas funcionando, estaríamos bem atendidos. É importante ressaltar que a Justiça do Trabalho é a primeira que recebe os efeitos de mudanças no cenário econômico. Uma recessão, por exemplo, tem impacto na quantidade de processos trabalhistas. Mas, no cenário atual, quando chegarmos às 86 varas estaremos bem. Já escolhemos as cidades onde serão criadas as novas varas, mas monitoramos sempre as várias regiões do estado para identificar as demandas.

– Quanto será possível ganhar com as novas varas?– Não é possível quantificar, porque cada vara e cada processo tem suas particularidades. Mas, com os quatro novos juízes que teremos em Curitiba, dois em cada vara, é certo que teremos uma maior celeridade.

– Apenas a ampliação das varas basta?– Mais importante que a criação de novas varas é a reforma processual. Atualmente, os recursos são muito fáceis, um processo pode ir até o Supremo Tribunal Federal, vai e volta. Se houver mudanças que restrinjam a possibilidade de apresentar recursos, os processos seriam muito mais rápidos. A primeira instância também se beneficiaria desta alteração, porque, no fim, os processos começam e terminam na Vara do Trabalho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.