Cidades da região Noroeste do Paraná estão em estado de alerta contra a dengue. Segundo, relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pelo menos 12 municípios da região Noroeste estão com infestação predial acima de 4%. Foi o que apontou roteiro de supervisão divulgado na segunda-feira (27), aplicado nos 399 municípios paranaenses entre junho e agosto.
De acordo com o último levantamento da Sesa, cem municípios têm risco de epidemia no Paraná, dos quais 18 estão em estado de alerta. Na região Noroeste estão nesta situação: Alto Piquiri, Paraíso do Norte, Santa Inês, Floraí, Jaguapitã, Jussara, Uniflor, Itaúna do Sul, Atalaia, Borrazópolis, Pérola e Tapira.
No Paraná, também são consideradas com alto risco: Mercedes, Prado Ferreira, Califórnia, Santa Terezinha do Itaipu, Assaí e São Miguel do Iguaçu.
Redução de casos
Apesar do grande número de cidades com risco de epidemia, a Sesa informou que houve redução no número de casos confirmados no Paraná. Entre 2011 e este ano foram registrados 2.400 casos de dengue, 92% a menos que o mesmo período entre 2010 e o ano passado, quando 28.511 casos foram confirmados.
A redução também foi constatada no número de casos graves que caíram de 233 para 22. Em relação às mortes a queda foi de 93%, reduzindo de 15 óbitos em 2010/2011 para um em 2011/2012.
Segundo o coordenador da sala de situação da dengue, Ronaldo Trevisan, o período de 2012/2013 começou com nove casos confirmados sendo sete autóctones e dois importados. Do início de agosto até agora, nenhum óbito foi registrado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião