Curitiba Os dados divulgados pelo IBGE há muito já são conhecidos pelas grandes agências de modelo brasileiras. Basta puxar pela memória os nomes das moças que alcançaram o status de top models. Ana Hickmann, Gisele Bündchen, Isabeli Fontana e Mariana Weckert, quatro das principais modelos brasileiras, reconhecidas nacional e internacionalmente nasceram respectivamente em Horizontina (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Curitiba e Blumenau (SC).
"As grandes estrelas das passarelas têm saído, em sua maioria, dos três estados da Região Sul. Essas garotas têm aquilo que as agências querem: são altas, têm porte, são magras e têm olhos bonitos", explica Igor Rodrigues, do departamento de new faces da Ford Models em Curitiba, uma das principais agências de modelos do país.
Igor, que é responsável por achar novos talentos para a Ford, afirma que é natural procurar as novas caras exatamente nesses três estados.
Com 1,79 m e 16 anos, Aline Seibel representa bem o caso da menina da região rural do sul do Brasil que busca o sucesso como modelo graças a combinação de beleza e altura.
Aline é natural de Modelo, em Santa Catarina, cidade de 3,7 mil habitantes. Em fevereiro desse ano, ela trocou a vida na pequena cidade, com a mãe, por um apartamento dividido com três colegas da agência Elite em São Paulo.
Por enquanto, ela ainda se dedica a trabalhos médios e não atingiu o nível das tops oriundas do Sul. O caminho, no entanto, já pode ser apontado como promissor já que a menos de um ano, Aline ainda vivia a rotina típica de uma criança da sua idade em uma cidade predominantemente rural, com direito a brincadeiras de esconde-esconde e idas a cachoeira.
"No começo foi difícil me acostumar a São Paulo, longe da minha mãe e dos colegas de infância. Agora já me acostumei", explica Aline que foi descoberta por um fotógrafo-olheiro que esteve no município.
"Talvez o nome da cidade tenha levado ele até uma cidade tão pequena", diz, rindo Seibel.