O registro de ocorrências em delegacias do estado de São Paulo foi normalizado por volta das 18h desta segunda-feira (1º), segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Durante quase três horas, não foi possível realizar o acesso ao sistema interno da Polícia Civil.
O problema foi interno, diferente daquele registrado em São Paulo em julho, quando a pane que afetou delegacias e postos do Poupatempo ocorreu na empresa que garantia o acesso a internet.
Desta vez, uma falha no abastecimento do Data Center da Prodesp fez que aplicativos do governo de São Paulo ficassem fora do ar desde as 15h. Além das delegacias, o atendimento em postos do Poupatempo também foi afetados, mas a Prodesp não soube detalhar o impacto da pane.
De acordo com a companhia, o problema foi causado por uma falha no abastecimento de energia no Data Center, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. A pane não foi provocada por falha na rede da Eletropaulo e a empresa do governo vai investigar os motivos que levaram até o sistema auxiliar de energia (no-break) do prédio ficar fora de funcionamento, segundo a Prodesp.
População prejudicada Somente duas horas depois de chegar à delegacia, os representantes comerciais Márcia de Fátima Oliveira e David de Oliveira Filho conseguiram registrar queixa de assalto no 96°Distrito Policial, na Zona Sul de São Paulo. "Foi uma tarde meio perdida" afirmou Márcia.
Os policiais do 96ºDP afirmaram que o sistema havia voltado a funcionar por volta das 18h, e que durante o dia, houve várias quedas e retornos, mas que isso não havia afetado o trabalho nem acumulado o registro de ocorrências.
No início da tarde, os representantes comerciais foram seguidos por dois motoqueiros ao sair de um caixa eletrônico do banco Itaú, na Avenida Indianópolis. Os assaltantes renderam a dupla na volta ao trabalho após o almoço.