O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, assinou ontem, em Brasília, o contrato de cogestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a administração do Hospital de Clínicas e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
Segundo a Ebserh, um plano de reestruturação das unidades hospitalares já pode começar. "Os planos preveem a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica. Além disso, incluem a recomposição do quadro de pessoal por meio de concurso público", informou a assessoria de imprensa da Ebserh. Conforme a estatal, no início de 2015 serão publicadas as portarias autorizando a realização do concurso. O número de vagas para esse primeiro processo seletivo deve levar em conta tanto a assistência médica quanto a formação profissional dos estudantes da área de saúde.
A estimativa é de que, ao todo, a Ebserh contrate cerca de dois mil servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e pessoal administrativo para suprir o déficit de funcionários do HC. O contrato estabelece que tanto o hospital quanto a maternidade seguem prestando atendimento pelo SUS. Também estão mantidos todos os compromissos assumidos pela reitoria com os 916 colaboradores da Funpar. Os demais 1,8 mil servidores também permanecerão no HC.