• Carregando...

Três chapas irão disputar a eleição para a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), programada para o dia 23 de novembro. O atual reitor, Carlos Augusto Moreira Júnior, concorre à reeleição e disputará com as chapas encabeçadas por Francisco de Assis Marques e por Cid Aimbiré Moraes Santos. As candidaturas foram homologadas na última sexta-feira e o período das campanhas começou ontem.

O atual reitor defende a manutenção das atuais políticas. "Existem projetos que foram criados, como o Provar, cotas para minorias e Universidade do Litoral que precisam ser consolidadas e aprimoradas", diz. O reitor cita também a reestruturação do modelo de gestão do Hospital de Clínicas, na qual foram criadas unidades funcionais. "Das 32 unidades previstas, apenas oito foram implantadas", diz.

Os dois candidatos da oposição afirmam que não são contra a esses projetos, mas criticam a maneira com que foram implementados. "Os projetos foram implantados sem discussão. São políticas impositivas", critica Francisco Marques. O professor também defende que a UFPR se posicione contra o projeto de reforma do ensino superior. Segundo ele, se a proposta for aprovada do jeito que está, as universidades não terão recursos suficientes para cobrir os gastos com custeio e fazer investimentos.

Cid Santos também critica a suposta falta de diálogo da atual reitoria com a comunidade. Ele conta que a sua candidatura surgiu porque parte do corpo docente não se viu representado pelos outros dois candidatos. "Nós que vivemos a universidade 24 horas por dia sabemos dos problemas que afetam a instituição", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]