Estudantes universitários ocuparam o prédio Dom Pedro I da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba, na noite desta segunda-feira (24). No local, a informação é de que o movimento é organizado por alunos de Pedagogia. O Centro Acadêmico do curso afirmou apenas que vai se manifestar somente na terça-feira (25).
O ato ocorreu no mesmo dia em que um aluno de um colégio estadual – até então ocupado – foi morto por um colega. A ocupação da Reitoria seria em apoio aos secundaristas e também contra a PEC 241, que limita os gastos públicos.
A reportagem apurou que os alunos de Pedagogia fizeram uma assembleia por volta das 20h30 desta segunda-feira. A informação é de que os estudantes discutiam a ocupação há três semanas. Ainda não se sabe se universitários de outros cursos engrossam o movimento. De acordo com estudantes, outras assembleias devem ocorrer ao longo da semana.
Cartazes com a inscrição “ocupado” foram colados na porta do prédio Dom Pedro I, o maior da Reitoria e que fica nas proximidades da Rua General Carneiro. O prédio reúne diversos cursos de licenciatura.
No local, os universitários que saíam das aulas eram informados sobre o movimento e também que não haveria atividades no campus na terça-feira (25). De acordo com estudantes, o movimento aguardou o término das aulas para terminar de ocupar o prédio. Por volta das 22h50, já não havia movimentação de estudantes no local.
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora