Brasília No apagar das luzes, a CPI dos Bingos decidiu livrar o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. Apontados por envolvimento com o caixa 2 do PT, eles tiveram seus nomes retirados, em cima da hora, da lista de indiciamentos elaborada pelo relator da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).
O relatório final, entregue ontem, quase um ano após o início das investigações, sugere ao Ministério Público o indiciamento de 79 pessoas e quatro empresas envolvidas na extensa lista de casos analisados pela CPI que, por este motivo, ficou conhecida como a CPI do Fim do Mundo. Entre os indiciados estão o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.
A mudança de última hora os nomes de Dirceu e Carvalho chegaram a constar de uma versão do documento enviada, pela manhã, a integrantes da comissão é incoerente com o conteúdo do relatório. No texto, o relator afirma categoricamente que os dois estavam envolvidos em um esquema de desvio de dinheiro da prefeitura de Santo André. "Gilberto Carvalho chegou a transportar R$ 1,2 milhão de Santo André para a sede do PT em São Paulo. O dinheiro teria origem no esquema de corrupção dos empresários de transporte coletivo, de coleta de lixo e de obras era entregue ao então presidente do PT, José Dirceu", afirma um trecho.
Apesar de não ter indiciado Dirceu e Carvalho, a CPI termina batendo forte no presidente Lula. O texto final tem um capítulo dedicado à denúncia de que a campanha de Lula, em 2002, recebeu ilegalmente R$ 1 milhão de dois empresários de bingo angolanos.
Clique no link e acesse o relatório final da CPI dos Bingos
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião