No Paraná, advogados de clientes com direito a receber depósitos judiciais não-tributários denunciaram que o governo do estado havia sacado os recursos da Caixa Econômica Federal. A retirada dos valores já havia sido proibida pelo CNJ. Inicialmente, o Executivo negou as acusações, mas depois, admitiu ter usado equivocadamente R$ 365 mil, e devolveu o dinheiro. Relembre o caso.Leia mais sobre a polêmica dos depósitos judiciais.
A fragilidade na área de segurança pública ganhou destaque. No Paraná, vídeos registraram o avanço no PCC nos complexos penais do estado, que enfrentaram vários motins ao longo do mês. A crise do sistema penitenciário também atingiu o Maranhão. Na cidade, detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas ordenaram atentados a ônibus e a delegacias em São Luís. O Governo Federal teve que intervir.Relembre o caso do PPC nas penitenciários do PR.
O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Or¬ganizado (Gaeco) descartou a possibilidade de encerrar seus trabalhos no Paraná. Acordo feito com o governo do estado acabou ainda com o rodízio de policiais cedidos ao grupo. O modelo gerou a saída de 30 agentes do órgão. Para promotores, o rodízio impactava negativamente na eficiência do grupo, porque dificultava a formação de equipes.Relembre o anúncio do fim do rodízio.
Em janeiro, uma onda de frio glacial atingiu até mesmo áreas mais quentes dos Estados Unidos e interrompeu atividades em escolas e comércio, além de causar transtornos em estrados e aeroportos. Por outro lado, uma massa de ar quente e seco que se instalou sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil fez com que o calor registrado nestas áreas ficasse acima da média. No Paraná, alguns municípios chegaram a superar a média histórica de calor. Relembre os dados do calor no estado.Relembre os dados do calor no estado.
O consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, ficou satisfeito com a evolução na obra da Arena da Baixada, mas voltou a pedir um reforço no contingente de operários para que a reforma fique pronta a tempo para a Copa do Mundo de 2014. Botta fez uma visita técnica à casa rubro-negra na manhã desta quinta-feira, como parte da avaliação técnica que servirá de base para o secretário-geral Jérôme Valcke dizer, dia 18 de fevereiro, se o Paraná segue como sede do Mundial. Relembre o caso.Leia mais sobre a vistoria na Arena.
Mesmo sem ter compromissos oficiais, a presidente Dilma Rousseff permaneceu por algumas horas em Lisboa, onde, junto com sua comitiva, gastou R$ 71 mil em hotéis. A estadia causou polêmica e transtorno. O caso terminou com uma reforma ministerial, que começou na Secretaria de Comunicação Social, acusada de falta de transparência sobre a viagem. Dela, saiu a ministra Helena Chagas e entrou o paranaense Thomas Traumann. A ministra Gleisi Hoffmann deixou a Casa Civil para e dedicar à campanha no PR.Relembre o início do caso..
Concertos de música clássica tomaram conta da capital. A Oficina de Música, que chegou a sua 32ª edição, contemplou uma programação artística variada, oferecendo desde músicas contemporâneas até repertórios populares. A novidade é que a festa foi encerrada com o grito de carnaval do bloco Garibaldis e Sacis, que este ano volta para a Rua Marechal Deodoro.Confira como foi a Oficina.
Mais uma vez, o cantor canadense Justin Bieber deu o que falar na imprensa. O jovem, de apenas 19 anos, foi preso em Miami por estar dirigindo sob a influência de entorpecentes e por fazer um racha no meio da rua. Milhares de pessoas assinaram um pedido de deportação do astro teen para o Canadá. Em seu país de origem, Justin também teve que se explicar à Justiça sobre um suposto caso de agressão ao motorista de sua limusine.Relembre um dos casos.
Não foi só o avanço de organizações criminosas que marcaram o mês nos complexos penais do Paraná. Nestes locais também foi registrada uma onda de motins que terminaram com agentes penitenciários feitos reféns. Rebeliões e tentativas de fugas também foram comuns nas delegacias da capital, que, sem infraestrutura, abrigam mais do que a capacidade máxima de detentos.Relembre o primeiro caso de motim em penitenciárias do PR este ano.

A Gazeta do Povo selecionou dez matérias de grande repercussão que marcaram o mês de janeiro no Paraná, no Brasil e no mundo.

CARREGANDO :)

Confira os destaques de janeiro