Em vigor desde outubro de 2013, o horário de verão termina à 0h deste domingo (16) nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Com isso, os relógios deverão ser atrasados uma hora. O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. A alteração do horário tem reflexos no nosso corpo e pode ser um momento de difícil adaptação para diversas pessoas.

CARREGANDO :)

A doutora Maria Inês Ramina, gerente médica do Hospital Universitário Cajuru, diz que as pessoas reagem de várias maneiras à mudança de horário. "Tem gente que mal percebe a diferença, mas tem gente que demora mais tempo para se adaptar. É a mesma situação de quando as pessoas viajam para lugares com outro fuso", explica.

Para melhorar a situação, a médica da dicas sobre como se adaptar melhor:

Publicidade

- a principal é respeitar o novo horário: "as pessoas devem seguir o relógio para dormir, acordar e fazer as refeições, mesmo quando não estiver com fome ou sono ainda", explica a Dr. Maria Inês.

- outra ajuda pode ser dormir com a cortina aberta para regular o horário do corpo: "a pessoa vai acordar com a luz do sol no começo do dia".

- outra dica é deixar o corpo em ordem: "fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada deixam o organismo menos estressado", diz a Dr. Maria Inês.

- para quem tem mais dificuldades, uma opção é fazer a alteração do relógio antes da mudança oficial: "fazer a mudança já no sábado pode ajudar a pessoa a estar mais acostumada e menos cansada no domingo", finaliza Dr. Maria Inês.

Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário. O Ministério de Minas e Energia afirmou que ainda não tem um balanço da energia consumida e economizada no horário de verão deste ano. A estimativa da pasta, porém, era que a economia chegasse a R$ 400 milhões no período.

Publicidade

Como funciona

Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança. De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorre, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.