A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou às 21h desta segunda-feira (17) que aumentará a vazão descarregada no rio Jaguari, de 60 metros cúbicos por segundo para 80 metros cúbicos por segundo a partir das 7h de desta terça-feira (18).
O aumento do volume vai atingir as cidades de Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Bragança Paulista, que estão em estado de alerta desde sábado (15), quando a Sabesp aumentou a vazão do mesmo rio de 40 metros cúbicos por segundo para 60 metros cúbicos por segundo. No fim de semana, a Defesa Civil dessas cidades avisou a populaçãopor carros de som e retirou moradores das áreas de risco para abrigos, mas com a normalização dos rios, parte deles voltou aos bairros.
A Sabep informou que a medida é necessária por causa do volume de chuvas na bacia da represa Jaguari-Jacareí, localizada em Vargem, divisa com Minas Gerais. A decisão foi adotada após análise com os reguladores Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Segundo a Sabesp, a represa continua desempenhando retenção das chuvas como piscinão, o que evita a ocorrência de trombas d'água. O volume retido tem sido de até 960 metros cúbicos por segundo enquanto a liberação será aumentada para 80 metros cúbicos por segundo.
Segundo a Sabesp, a represa Paiva Castro, próxima ao município de Franco da Rocha, teve vazão reduzida de 5 metros cúbicos por segundo para doi smetros cúbicos por segundo. A Paiva Castro já atingiu o seu nível operacional normal, de 47% de sua capacidade.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora