O governador Roberto Requião toma posse, na manhã desta segunda-feira (1º), para assumir seu terceiro mandato como chefe do executivo paranaense. A solenidade está marcada para as 9h, em sessão especial no plenário da Assembléia Legislativa, em Curitiba.
A cerimônia terá a leitura do termo de posse, assinatura e o discurso de Requião. Em seguida, às 10 horas, o governador e o vice, Orlando Pessuti, participam de solenidade de posse em área especialmente montada no estacionamento ao lado do novo edifício do Centro Cívico, que será a sede do governo a partir de janeiro, até a conclusão das obras de reforma do Palácio Iguaçu.
Após sua posse, Requião embarca para Brasília onde irá assitir a cerimônia do presidente Lula, também reeleito, prevista para começar às 16 horas no Congresso. (Veja mais detalhes. Exclusivo para assinantes)
Roteiro
Às 9 horas, quando o governador Roberto Requião recebe a saudação executada pela Banda da Polícia Militar e é recepcionado pelos lanceiros da corporação, na rampa de acesso ao plenário do Palácio 19 de Dezembro. Em seguida, o governador é recebido pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão.
Aberta a sessão solene, é executado o Hino Nacional e feita a leitura do Compromisso Constitucional, seguida da assinatura do termo de posse e do discurso do governador. A seguir, é executado o Hino do Paraná e encerrrada a sessão.
Requião se desloca ao novo edifício, que vai abrigar o gabinete do governador, a Casa Civil, a Casa Militar e as secretarias da Comunicação Social e de Cerimonial e Relações Internacionais. Na entrada do prédio, o governador é recebido com honras militares e passa em revista a tropa, acompanhado do comandante da Polícia Militar, Nemésio Xavier.
Depois, o governador se desloca para o local da solenidade de posse do secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, do chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo de Oliveira, e do secretário da Justiça, Jair Ramos Braga, na tenda instalada no estacionamento do novo edifício. A solenidade está prevista para as 10 horas.
Perfil
Esta é a primeira vez que um governador é eleito três vezes no Paraná. Apenas Manoel Ribas administrou o Paraná em três períodos, mas, em dois deles, como interventor, por determinação do governo federal.
O governador Roberto Requião de Mello e Silva nasceu no dia 5 de março de 1941, em Curitiba. Filho do médico e ex-prefeito de Curitiba, Wallace Thadeu de Mello e Silva e de Lucy Requião de Mello e Silva, é casado com Maristela Quarenghi de Mello e Silva e pai de Maurício Thadeu e Roberta. É formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também cursou Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi deputado estadual (1983/85), prefeito de Curitiba (1986/89), secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná (1989/90), governador do Estado do Paraná (1991/94), senador da República (1994/2002), eleito pela segunda vez para governar o Paraná (2003/06), e reeleito para ser o governador do Paraná para o mandato 2007/10.
Leia o que já foi publicado sobre Requião
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora