Aproveitando a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, o governador do estado Roberto Requião espera anunciar, durante o encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, que acontece nesta quarta-feira (30) às 20h no Estação Convention Center, no Centro de Curitiba, a iniciativa de isentar aposentados e pensionistas do Paraná da contribuição previdenciária. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a iniciativa foi aprovada pelo presidente.
Ainda segundo a Agência, a decisão de Lula foi comunicada nesta quarta-feira pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, num telefonema ao governador. Resta saber que se o presidente Lula vai confirmar pessoalmente a iniciativa.
O Paraná é o único estado que não cobra aposentadorias, segundo a Secretaria da Administração e Previdência. A cobrança de inativos e pensionistas está suspensa desde o início de 2003, por decisão do governador Requião, que se opõe à medida.
O presidente da ParanaPrevidência, José Maria Correia, entidade que administra o sistema previdenciário estadual, entende que a cobrança é uma injustiça. "A contribuição previdenciária é feita com vistas a um benefício futuro. Por isso, não faz sentido cobrar de quem já tem o benefício, uma vez que essa pessoa já pagou aquilo que hoje recebe e não terá nenhum retorno das novas contribuições", diz Correia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião