O governador Roberto Requião foi o primeiro paranaense a responder à pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a contagem da população 2007, que começou em todo o Brasil, nesta segunda-feira (16). O governador foi entrevistado pelo chefe do instituto no Estado, Sinval Dias dos Santos, pela manhã, na Granja do Cangüiri, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, residência oficial do governo do estado, onde mora Requião desde o início do seu mandato anterior, em 2003
Em menos de cinco minutos, Requião respondeu ao chefe regional do IBGE as questões que serão apresentadas para os brasileiros residentes em municípios com menos de 170 mil habitantes, até o dia 31 de julho.
O IBGE iniciou nesta semana a coleta de informações para duas pesquisas que serão feitas de forma simultânea. Além da contagem da população, será feito o Censo Agropecuário, que vai traçar um perfil detalhado de aproximadamente 5,7 milhões de estabelecimentos nos segmentos de agricultura, silvicultura (cultivo de florestas), pecuária, aqüicultura, apicultura, sericicultura (criação de bicho-da-seda), extração vegetal, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários, em todo o Brasil.
Censo agropecuário
Na terça-feira (17) o chefe regional do IBGE visita a propriedade agrícola do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, para ser uma das primeiras a serem pesquisadas pelo Censo Agropecuário. Bianchini tem um sítio em Colombo, o "Mãe Terra", onde cultiva produtos orgânicos.