O governador Roberto requião, o vice-governador Orlando Pessuti e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, lamentaram a morte de José Hosken de Novaes. O ex-governador morreu em Londrina e será enterrado nesta quarta-feira.
Leia o pronunciamento do governador Roberto Requião:
"É com sincero pesar que recebemos a notícia do falecimento do governador Hosken de Novaes. Trata-se de um dos mais íntegros homens públicos da história paranaense. Quem quer que seja, qual fosse a tendência política, sempre viu Hosken de Novaes com respeito e viva admiração pela inteireza de caráter e pela lendária e proverbial honestidade. A sua seriedade e o extremo rigor no trato da coisa pública são sinalizações que devem orientar todos nós. Registro, aqui, em meu nome, de minha família e dos paranaenses a emoção da perda. No entanto, fica para todos o exemplo de um dos mais nobres políticos de nossa terra.
"Feliz o Paraná que teve um governador como Hosken de Novaes e que pode tê-lo como exemplo de cidadão e servidor público.
"À família de Hosken de Novaes, a nossa solidariedade e o agradecimento dos paranaenses pelo homem bom e reto que compartilharam com o nosso povo.
Roberto RequiãoGovernador do Paraná
Pronunciamento do vice-governador Orlando Pessuti:
"Pessoalmente sempre tive um respeito muito grande pela figura do Dr. José. Desde a época em que ele era prefeito de Londrina, eu já ouvia manifestações positivas a seu respeito. Todos citavam a maneira cortês, séria e honesta, com a qual ele não só governava, como tratava as pessoas. Além de ser uma pessoa estudiosa e de extrema inteligência, Dr. José prezava muito os bons tratos com os demais. Mesmo quando governador, não deixou que o poder subisse à sua cabeça, deixando sempre transparecer sua humildade em todas as relações".
Orlando PessutiVice-governador do Estado do Paraná
Veja o pronunciamento do prefeito Beto Richa
"O ex-governador foi uma importante referência política no Paraná. Nos cargos públicos que exerceu, seja como prefeito de Londrina, seja como governador do Paraná, destacou-se por sua postura ética e retidão moral".
"O ex-governador Hosken de Novaes teve sua vida pautada pela busca permanente da justiça e pelo respeito às pessoas".
Tanto na Prefeitura de Londrina (1970) quanto no Governo do Paraná (1983), Hosken foi sucedido por José Richa, pai do atual prefeito de Curitiba.