O governador do Paraná Roberto Requião vai promover um churrasco na próxima semana na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira. A "celebração" foi confirmada após o dono da propriedade, André Carioba, ter conseguido junto à justiça uma liminar que evita o sacrifício do rebanho. A decisão do abate foi do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa). Porém, o governo estadual segue contestando a existência de febre aftosa no estado.
O Ministério da Agricultura promete recorrer, tentando cassar a liminar. Porém, tem de apresentar até terça-feira (24) os resultados dos exames que comprovariam a existência da doença nos 1,8 mil animais da fazenda.
O churrasco a ser promovido pelo governador serviria como uma "mostra" de que a propriedade, assim como o restante do estado, não possuem focos de febre aftosa. O evento deve acontecer durante a visita de agentes sanitários de Brasília, que vão verificar as condições do local. Para acontecer, ainda será necessária uma conversa entre Requião, o presidente da Sociedade Rural e com André Carioba.
De acordo com o próprio governador, "vamos comer a carne e beber o leite produzidos na fazenda para mostrar que não há febre aftosa".
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora