Nome será definido em março
Durante a convenção municipal do PMDB, foi acertado ontem que a pré-convenção para a escolha do candidato à prefeitura de Curitiba em 2008 ocorrerá em 29 de março, dia do aniversário da capital. "Depois, a homologaremos em junho", afirmou o presidente reeleito do PMDB curitibano, Doático Santos. Ele disse que o objetivo do partido é dobrar de 5 mil para 10 mil o número de filiados até o ano que vem.
Além de Doático, foram eleitos como vice-presidentes da sigla em Curitiba os deputados federais Rodrigo Rocha Loures e Max Rosenmann e o deputado estadual Mauro Moraes, que pode ser mais um pré-candidato a prefeito do partido. Os dois últimos, no entanto, sequer compareceram à reunião de ontem.
No encontro, também foram escolhidos os membros efetivos e os delegados do PMDB de Curitiba. Roberto Requião aparece como o primeiro da lista nos dois quesitos.
Em seguida, estão nomes fortes no partido, como o ministro Reinhold Stephanes, o secretário estadual da Educação e irmão do governador, Maurício Requião, a primeira-dama e presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Maristela Requião, os deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Cláudio Romanelli e outros secretários de estado e membros da atual gestão requianista, tanto da administração direta quanto das autarquias.
Democratas firmam posição contra reajustes
O partido Democratas (DEM) reuniu-se em convenção no fim de semana e fechou questão na votação contra quaisquer aumentos de impostos, sejam eles no Congresso Nacional ou na Assembléia Legislativa do Paraná. No encontro do DEM paranaense, que teve a presença do presidente nacional da legenda, deputado federal Rodrigo Maia, o deputado federal Abelardo Lupion foi reeleito ao cargo de presidente estadual.
Também marcaram presença na convenção do DEM os presidentes estaduais do PDT e PSDB, respectivamente o senador Osmar Dias e o deputado estadual Valdir Rossoni. Os dois foram à reunião para mostrar que pretendem estar unidos aos Democratas nas eleições de 2008 e 2010.
"Nosso partido reafirmou posição de ser oposição aos governos federal e ao estadual. Também fechamos questão quanto à forma de votação na questão de aumento de impostos. Seremos contra sempre. Não podemos ser cabrestos do governo", afirmou o deputado estadual Plauto Miró Guimarães.
Segundo o parlamentar, tanto ele quanto os colegas Democratas da Assembléia Legislativa (Élio Rusch, Durval Amaral e Osmar Bertoldi) vão votar contra os aumentos do IPVA, das taxas do Detran e do Imposto sobre a Transmisão de Causa Mortis e Doação de Bens e Direitos (ITCMD).
Já pensando em um provável segundo turno nas eleições do ano que vem, o governador Roberto Requião (PMDB) pediu que as oposições ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), se unam e formem uma plataforma eleitoral em comum. Ele sugeriu que PT, PV e PC do B, juntamente com os peemedebistas, construam uma base de programas para a campanha e trabalhem todos contra o tucano. A sugestão ocorreu ontem, durante a convenção municipal do PMDB curitibano.
"Temos de ter um programa popular forte, das oposições, para abrir caminho para o segundo turno das eleições. Essa gente, que tem a mesma postura e posição, está no poder em Curitiba há 20 anos. O Beto (Richa) tem o mesmo gabinete que (Jaime) Lerner", afirmou Requião.
Requião garantiu que o candidato do PMDB à prefeitura curitibana não será selecionado por ele, mas pelos peemedebistas. "O PMDB está fazendo debates limpos. Queremos resgatar o partido do amor e da solidariedade, da atitude e da militância. É preciso mais força, mais determinação e mais consciência."
Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião