Se a eleição fosse hoje, o governador Roberto Requião (PMDB), candidato à reeleição, teria 39% dos votos, seguido de Osmar Dias (PDT), com 24%, de acordo com a pesquisa RPCGazeta do Povo/ Ibope. O candidato do PPS, Rubens Bueno, aparece na terceira colocação, com 7% das intenções de voto. Flávio Arns (PT) teria 3%, seguido de Ana Lúcia Pires (PRTB) única mulher na disputa pelo governo do Paraná , com 1%. Os demais candidatos não chegaram a obter 1%.
A pesquisa que seria divulgada neste sábado(5) foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) a pedido da coligação "Paraná Forte" (PMDB/PSC/PSDB), partido do candidato à reeleição Roberto Requião. Neste neste domingo (6), o TRE cancelou a liminar que impedia a divulgação.
Se forem considerados apenas os votos válidos, em tese Requião poderia ser reeleito já no primeiro turno, com 52%. De acordo com a análise dos pesquisadores, porém, o porcentual de votos válidos do governador está dentro da margem de erro de três pontos porcentuais para menos ou mais, o que não descarta a possibilidade de segundo turno.
De acordo com a sondagem, Osmar Dias é o candidato mais forte para enfrentar Requião em uma disputa direta. Nas simulações feitas pela pesquisa, Requião teria 49%, contra 33% do senador em um eventual segundo turno entre os dois.
Caso Rubens Bueno seja o adversário do governador no segundo turno, a diferença aumentaria: 57% para Requião e 20% para o candidato do PPS. Contra Flávio Arns, Requião teria 59%, e o petista, 16%.
A pesquisa também simula um segundo turno entre Osmar Dias e Rubens Bueno. De acordo com as intenções de voto, Osmar seria eleito governador com 53% dos votos, contra 17% de Rubens.
O candidato do PMDB também lidera a pesquisa espontânea, em que os entrevistados dizem em quem pretendem votar sem um cartão com nomes. Entre os candidatos, Requião segue na frente, com 21% dos votos espontâneos, seguido de Osmar Dias, com 9%. Rubens Bueno é apontado espontaneamente por 2% dos entrevistados, contra 1% de Flávio Arns. Cerca de 6 em cada 10 entrevistados (59%) afirmaram que ainda não sabem em quem votarão para o governo do estado.
Apesar de liderar a pesquisa de intenção de votos, o governador Roberto Requião é o campeão de rejeição, segundo a pesquisa do Ibope no Paraná. Quando questionados sobre os candidatos ao governo em quais não votariam de jeito nenhum, 17% dos entrevistados citaram Requião. Outros 14% responderam que poderiam votar em todos os candidatos ao governo e 40% não opinaram. Ana Lúcia Pires tem o segundo maior índice de rejeição entre os candidatos, com 9%. Osmar Dias, Rubens Bueno, Flávio Arns e Luiz Adão vêm em seguida, com 8%.
O índice de rejeição dos candidatos é maior entre os eleitores com maior nível de instrução. Entre os entrevistados com ensino superior, 27% disseram não votar de jeito nenhum em Roberto Requião. Outros 20% declararam rejeição ao senador Osmar Dias.
De acordo com a sondagem do Ibope, Requião tem melhor desempenho entre os eleitores menos escolarizados até oitava série , entre os quais tem 43% das intenções de voto. Outra curiosidade da pesquisa é a popularidade do governador entre os evangélicos: 44% declararam intenção de votar no candidato do PMDB.
Senado
Alvaro Dias (PSDB) lidera as sondagens para o Senado. Segundo a pesquisa, ele tem a preferência de 54% dos eleitores, contra 2% de Gleisi Hoffmann (PT). Os demais candidatos, Luis Felipe Mussi (PPS), Custódio da Silva (PRTB), Sandra Borges (PSL), Sandoval (PSC) e Ivan Bernardo (PSTU) têm 1% cada um. Os votos brancos e nulos somam 12%. Dos consultados, 26% não sabem ou não opinaram.
Lula lidera a pesquisa no Paraná sete pontor porcentuais à frente da Alckmin. Veja os números
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião