Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Reserva vira referência nacional

 | Sossella
(Foto: Sossella)

Um projeto que começou a partir de conversas entre vizinhos no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, se tornou referência para outras cidades quando o assunto é a busca por novos modelos de preservação do meio ambiente. Criada em março deste ano, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Cascatinha é a primeira do tipo no país e será o tema de abertura do 9.° Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), que ocorre entre hoje e quarta-feira, no Centro Universitário Positivo (UnicenP).

A área começou com 8 mil m2 e hoje, segundo um dos proprietários, o empresário e engenheiro Eurico Borges dos Reis, soma 20 mil m2. "Temos vizinhos que iam construir sobrados, mas podem incorporar a área. Com isso, chegaria a 40 mil m2", diz. Em troca da preservação da área, os proprietários ganham o direito de vender o potencial construtivo pelo valor de mercado ou utilizá-lo em outras região. O valor do potencial construtivo é determinado pela prefeitura. A lei municipal que autoriza a criação de RPPNMs, de autoria da prefeitura, foi aprovada em dezembro de 2006.

Como entre os objetivos está despoluir os rios da região, o projeto conta com apoio da Sanepar. Por meio de sua assessoria, a Sanepar informou que vem ampliando a rede de esgoto na região e conscientizando os moradores a fazer as ligações na rede coletora. Segundo a Sanepar, na micro-bacia do Rio Uvu (também conhecido como Rio Cascatinha), há 38 quilômetros de rede, 4.995 ligações de água e 1.873 de esgoto. A idéia é cobrir 100% das ligações de água até dezembro de 2008.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.