O PT chega ao dia da eleição ameaçado por um fenômeno contrário ao da "onda vermelha", que em 2002 deu a vitória a dois candidatos do partido a governador no primeiro turno e colocou outros oito no segundo, todos alavancados pela ascensão de Lula.

CARREGANDO :)

Além do estreitamento da vantagem do presidente sobre os adversários, as últimas pesquisas mostram desgaste de candidaturas promissoras do PT nos estados.

Os exemplos maiores são Humberto Costa (PE) e Olívio Dutra (RS), que correm o risco de ficar fora do segundo turno.

Publicidade

Em Sergipe, onde Marcelo Déda atravessou a campanha com ampla vantagem, o pefelista João Alves encostou na reta final.

***

Que fase! – A campanha de Lula amargou noticiário negativo em série na reta final da campanha: primeiro, o homem da mala saiu do armário; em seguida veio o anúncio de última hora de que Lula não compareceria ao debate; por fim, a imagem do dinheiro. Pirraça – Lula não precisava ir ao debate, diz um petista. Mas para que plantar na imprensa que ele iria, como fizeram seus auxiliares? "Ninguém ganha nada deixando jornalista com raiva", completa o correligionário. Túnel do tempo – O doleiro Marco Antonio Cursini, envolvido no caso do dossiê, foi cliente de Márcio Thomaz Bastos, que deixou de atendê-lo quando assumiu o Ministério da Justiça, em 2003. Eu, não – Aloízio Mercadante diz que nunca houve intenção de criar em sua campanha uma "central de inteligência" similar à do QG de Lula. Exército – O secretário de Organização do PT, Gleber Naime, diz que o partido contará hoje com 300.000 fiscais em todo o país. A campanha fará apuração paralela em 428 municípios, num total de 1.648 seções eleitorais. Concentração – A apuração será acompanhada na quadra do Sindicato dos Bancários de SP. Tensos com a possibilidade de segundo turno, os petistas evitavam ontem falar em festa na avenida Paulista. Quem fala? – A Região Sul, calcanhar-de-Aquiles de Lula, foi invadida nos últimos dias por mensagens de telemarketing com a voz do presidente. Em Santa Catarina, uma eleitora que recebeu a ligação identificou pelo Bina o número de origem e telefonou de volta. Atendeu um funcionário no Ministério da Saúde.

Não me deixem... – Não bastassem o susto no helicóptero e a perspectiva de ter de conviver com o ex-aliado e hoje inimigo Fernando Collor no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) ainda corre o risco de ver o primeiro escalão de sua bancada deixar a Casa. ...só – A linha de frente da bancada do PMDB, composta por Ney Suassuna (PB), Luiz Otávio (PA), Gilberto Mestrinho (AM), João Alberto (MA) e Amir Lando (RO), está na pior, segundo as pesquisas. Debutantes – O Senado, aliás, deve ter uma renovação expressiva. Dos 27 parlamentares cujos mandatos estão para expirar, 14 são candidatos à reeleição, mas só seis lideram as pesquisas. Só dor – O PT de Minas é pura lamentação. O partido acha que a aliança com Newton Cardoso não foi bom negócio. Além de o candidato ao Senado ter poucas chances de se eleger, a bancada petista diminuirá, graças à coligação na chapa proporcional com o PMDB. "Foi um passo muito infeliz", chora um dirigente. Trinca de damas – Cruzamento de pesquisas no Rio mostra a constância do voto feminino em Heloísa Helena (PSol) para presidente, Denise Frossard (PPS) para o governo e Jandira Feghali (PC do B) para o Senado. Atentas, as três não falaram mal uma da outra na campanha.

TIROTEIO

Publicidade

* Do petista JORGE VIANA, governador do Acre, sobre a eleição presidencial, que seu partido espera ver encerrada no primeiro turno:

– O povo brasileiro vai derrubar hoje esse palanque formado por golpistas, preconceituosos, elitistas e aloprados.