Atualizado em 08/11/2006 às 20h15
O mar no Litoral do Paraná deve ficar bastante agitado a partir desta quinta-feira (9) até o fim da tarde de sexta (10), de acordo com informações da Defesa Civil. Neste período, os efeitos do ciclone extratropical que atua a aproximadamente 100 quilômetros da costa serão sentidos com mais intensidade no estado.
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o ciclone se formou logo após a passagem da última frente fria pelo Brasil, aproveitando uma área de baixa pressão. Ele deve afetar condições marítimas em todo o litoral Sul e Sudeste do Brasil. Na terça (7) o Simepar desaconselhou a navegação, principalmente de embarcações pequenas, no litoral paranaense durante o período de atuação do ciclone.
Até a tarde desta quarta a agitação foi leve no Paraná e não houve nenhuma ocorrência. No entanto, o Corpo de Bombeiros do litoral monitora o quadro. "As ondas chegam a três ou quatro metros a dez quilômetros da costa. O vento também é favorável à ressaca. Estamos atentos", afirma o soldado Silvio Rodrigo Correia, da Defesa Civil de Curitiba.
No continente
Mesmo com a agitação no mar, o tempo deve permanecer estável em todo o Paraná nesta quinta. Segundo o Simepar, a nebulosidade presente nos setores Leste e central se mantém em decorrência da umidade que o vento Sudoeste continua trazendo do mar. As temperaturas devem ficar mais baixas no início do dia, sofrendo elevação no decorrer do período. Nas demais regiões, o sol predomina e as temperaturas devem aumentar. Não há previsão de chuvas.
A máxima prevista para o Paraná é de 30ºC, em Umuarama e Foz do Iguaçu, Noroeste e Oeste do estado respectivamente. A mínima deve ficar em 10ºC em Palmas, no Sul. Na região Leste os termômetros devem oscilar entre 22ºC e 11ºC, em Curitiba, e 25ºC e 15ºC no litoral. Já em Londrina, no Norte, máxima de 27ºC e mínima de 15ºC.
Sexta-feira
Para sexta-feira, o Simepar prevê céu aberto e temperaturas altas em todo o estado. A nebulosidade presente no Leste deve diminuir um pouco e o sol predomina em todo o Paraná. Podem ocorrer, porém, pancadas de chuva na região central e Sul do estado. Máxima de 31ºC, em Foz do Iguaçu, e mínima de 11ºC, em Palmas e Guarapuava.